LUDENS

Ciclo de Debates - Sociologia do Esporte

Ciclo de Debates

Coordenação: Prof. Dr. Marco Bettine (LUDENS-USP)

Dimensões socioculturais do esporte e do lazer: uma passagem pela antropologia e a sociologia

Os ciclos de debates terão como eixo norteador o esporte e o lazer em sua dimensão sociocultural. Tendo como objetivo analisar o esporte e o lazer pelo campo da sociologia e da antropologia. Discutir os teóricos de referência na área da antropologia e sociologia do esporte e do lazer. Com a finalidade de interpretar os fenômenos e as suas manifestações na sociedade contemporânea, possibilitando uma visão crítica a partir de sua história e autores de referência.

O ciclo tem como fundamento a necessidade de assegurar discussões interdisciplinares de dois objetos que possuem ampla importância no cenário brasileiro, o esporte e o lazer.

No estudo da sociologia do esporte os temas como participação social serão destacados como forma de interação intersubjetiva entre os sujeitos e espaço de reflexão, ao mesmo tempo discutir os territórios de reprodução cultural e indústria do entretenimento. No caso de mudança social, o esporte como lugar da sociabilidade espontânea será discutido. A participação política apresentará o debate recente sobre o esporte como alternativa de construção de identidade e formas de manifestação popular que são impulsionadas por uma sociedade que valoriza a esportivização.

Na sociologia do lazer, a participação social será incorporada à discussão do tempo livre e das formas de lazer da população, bem como o consumo e as práticas de lazer compensatórias, dentro de uma dinâmica social fragmentada. As mudanças sociais serão tratadas a partir das transformações da sociedade e os usos do tempo. O lazer como espaço de construção da identidade será pensado como formas estratégicas de promover a mudança social, ou a utilização pelo Sistema Poder e Dinheiro de suprimir as manifestações não dominantes do lazer.

Neste contexto os ciclos permitirão uma abordagem interdisciplinar sobre as manifestações esporte e lazer pelo referencial da sociologia e da antropologia.

Serão dez encontros abordando as várias faces destes fenômenos.

 

Programação

 

03/03/2020 - Horário: 10h15-11h45 - Local: Auditório do IEA-USP

E1: Os Contornos do Basquete no Brasil

Palestrante: Diego Gutierrez (FEF-Unicamp)

Este encontro objetiva compreender o papel do basquete no século passado e suas transformações passando de clubes esportivos para ligas profissionais.

 

10/03/2020 Horário: 10h15-11h45 - Local: Auditório do IEA-USP

E2: Políticas Públicas de Esportes, A Relevância do Financiamento Público e das Interfaces Socioestatais

Palestrante: Ursula Dias Perez (EACH-USP)

Esta palestra buscará apresentar algumas facetas da política de esportes enquanto preocupação do Estado, no contexto da Prefeitura de São Paulo, com enfoque para dois aspectos: as interfaces socioestatais e o seu financiamento. Quanto às interfaces, é possível perceber que elas passaram a ter uma presença mais significativa na última década no governo federal. Na Prefeitura de São Paulo não foi diferente, já que hoje dentro da estrutura da SEME existem também espaços participativos permanentes, como o Conselho de Esportes, Lazer e Recreação, e esporádicos, como as Conferências Municipais.

 

17/03/2020Horário: 10h15-11h45 - Local: Auditório do IEA-USP

E3: Programas físico-esportivos para pessoas com deficiência: propostas e experiências no Estado de São Paulo

Palestrante: Andresa Caravage de Andrade (Sesc-Carmos/UFSCAR)

Esta palestra buscará discutir as possibilidades de participação de pessoas com deficiências em programas físico-esportivos desenvolvidos no estado de São Paulo.

 

31/03/2020Horário: 10h15-11h45 - Local: Auditório do IEA-USP

E4: As Fronteiras do Lazer no Século XXI

Palestrante: Gustavo Luis Gutierrez (FEF-Unicamp)

Neste encontro o Professor Gutierrez desenvolverá um panorama de 20 anos de produção intelectual na área do lazer e construir pontes com as potencialidades do lazer no século XXI.

 

14/04/2020Horário: 10h15-11h45 - Local: Auditório do IEA-USP

E5: Governing Global Sport: A comparative analysis of the Olympic Games in Brazil and the UK

Palestrante: Borja Garcia-Garcia Lougbrough University – UK (palestra em inglês sem traduação)

This project investigates the reaction of civil society organisations to poor governance, financial and political corruption linked to sport mega events, such as the Olympics and the football World Cup, and the way those are unearthed, investigated and reported by the media. This is an important public policy issue, as corruption scandals linked to the Olympics and the World Cup have been widely reported (Jennings, 2011), and large sums of public money are invested by governments in the organisation and hosting of these events.

 

28/04/2020 e 29/04/2020Local: Auditório do IEA-USP

E6: V Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte - corpo, violência e relações diplomáticas, 28 e 29 de abril de 2020. Local: Instituto de Estudos Avançados – USP

Este evento tem como objetivos aprofundar determinadas temáticas referentes às práticas esportivas e suas significações culturais, questionando o seu papel como indicador de repertórios de identidade num universo assinalado por disputas políticas e simbólicas. Em sua quinta edição, o encontro propõe a discussão centrada em torno de três eixos temáticos: corpo, violência e gênero.
A intenção é apresentar uma reflexão sobre o esporte na sociedade contemporânea, promovendo a melhoria e a interação da produção científica e tecnológica nacional, com a cooperação científico-acadêmica destinados à pós-graduação e a graduação e parceiros internacionais. O evento será gratuito para qualquer interessado, com apresentação simultânea on-line, faremos a gravação para o documentar na midiateca disponibilizada pelo site www.iea.usp.br.

 

05/05/2020


E7: Dança e sua influência no processo de desenvolvimento da resiliência e superação em pessoas com e sem deficiênciaHorário: 9h-10h - Local: Auditório do IEA-USP

Palestrante: Renata Ferreira dos Santos (FEF-Unicamp)

Este encontro objetiva compreender o papel desempenhado pela dança na vida de pessoas com deficiência, apresentar reflexões sobre como a dança pode constituir-se num elemento de transformação pessoal e social. O corpo com deficiência que ocupa espaços antes dominados pelo corpo ideal leva os espectadores a dialogar/confrontar a história desse corpo com as próprias histórias, valores e (pré)conceitos.

 

E8: História do Rúgbi no BrasilHorário: 10h30-11h30Local: Auditório do IEA-USP

Palestrante: Victor Ramalho (FFLCH-USP)

A História do Rugby no Brasil foi pensada para ser uma primeira obra de referência acerca da história do rugby no país. Um livro a ser lido por todos os jogadores, torcedores e apreciadores do rugby no Brasil, curiosos por saberem mais sobre a trajetória da ovalada pelas bandas dos Tupis, Yaras, Vitórias-Régias, Araras e Zés Cariocas. Um livro também a servir de consulta e estímulo a mais pesquisadores se debruçarem sobre o rugby. O papel deste trabalho não é, em hipótese alguma, ser uma última palavra no assunto. Aqui, o que se segue é apenas uma palavra inicial sobre a ovalada tupiniquim.

 

12/05/2020Horário: 10h15-11h45 - Local: Auditório do IEA-USP

E9: Experiências de megaeventos: o caso da Turquia e Brasil

Palestrante: Dante de Rose (EACH-USP)

O professor Dante irá contar sua experiência em diferentes megaeventos pelo mundo, construindo sua evolução, os impasses e, principalmente, os bastidores da organização destes espetáculos esportivos.

 

26/05/2020Horário: 10h15-11h45 - Local: Auditório do IEA-USP

E10: Grupo de Pesquisa em Sociologia do Esporte e do Lazer (LUDENS-EACH-USP)

Palestrantes: Guilherme Meyer; Aimee Fratassi; Olivia Rall; Vinicius Marcos Gonçalves; Paulo Cavalcanti; Vinícius Silva.

Este encontro os alunos de IC, mestrado e doutorado do grupo de pesquisa farão apresentação dos seus trabalhos e seus resultados até o momento.

 

 

faceyoutubeyoutube

Copyright © 2014 - LUDENS - Núcleo interdisciplinar de pequisas sobre futebol e modalidades lúdicas. FFLCH/USP.